História

ASPECTOS HISTÓRICOS

 

Origem

O município de Peritiba teve sua origem com terras que eram adquiridas da Companhia Muller & Shen e pertenciam ao município de Cruzeiro do Sul, hoje Joaçaba.

Inicialmente chamou-se Arroio dos Veados e posteriormente Alto Veado, pela abundância desses animais que aqui existiam.

Entres os meses de outubro e dezembro de 1953, por sugestão dos Padres João Zelesny e Nestor Khun e com a Fundação do Seminário, a comunidade passou a chamar-se Peritiba, que em Tupy-Guarani, significa terra das palmeiras; o Padre João Zelesny é também o autor do Hino de Peritiba.

 

Formação

Os primeiros imigrantes alemães chegaram em 1919, iniciando a colonização. Foram eles: os irmãos Pedro José Frederico e Miguel Engel. Eram oriundos da localidade de Poço das Antas (hoje Montenegro) no Rio Grande do Sul.

Aqui chegando encontraram alguns habitantes: Dona Tereza Chitó, os irmãos Diogo e Sebastião Chagas e o Sr. Guilherme Sander.

Os imigrantes não encontraram problemas para se fixarem à terra, pois com sua chegada, os habitantes nativos venderam suas terras e se retiraram pacificamente. Só ficaram Dona Tereza Chitó, seu filho Carlos, sua enteada Juliana e o “Preto Chico.

Os imigrantes italianos chegaram a esta terra mais tarde, sendo pioneiros: Ernesto e João Poletto, Antônio Zamarchi, João Balbinot, Luiz Maltauro e o Sr. Pierin.

Deve-se fazer uma ressalva para o Sr. Pedro Gasparetto e sua família, que chegou antes mesmo de 1919 e radicou-se na comunidade de Vila Nova, que havia sido projetada pela Companhia Colonizadora para ser a Sede do Município. Mais tarde esta família mudou-se para a comunidade de Caravágio.

Todos os habitantes que aqui se fixaram não retornaram mais à sua terra de origem.     

                  

Criação do Distrito de Peritiba

Peritiba foi elevada a categoria de Vila e transformada num distrito do município de Piratuba pela lei no 728, de 24 de junho de 1961.

A instalação do distrito ocorreu no dia 15 de agosto de 1961, sendo nomeado como primeiro intendente o Sr. Magnus Leopoldo Kerber.

 

Criação do Município de Peritiba

Peritiba conseguiu sua emancipação político administrativa e foi elevada a categoria de cidade pela Lei Estadual no 887, de 14 de junho de 1963, de acordo com a resolução 1/63, de 20 de abril de 1963 da câmara municipal de Piratuba. A instalação do município ocorreu no dia 15 de agosto de 1963.