Serviços realizados pela equipe do CRAS

  • Atendimentos individuais e familiares;
  • Agendamentos e encaminhamentos ao INSS;
  • Encaminhamento para acesso a documentação Civil;
  • Encaminhamentos para a rede de atendimento;
  • Orientação técnica;
  • Atendimento no Domicílio;
  • Ações comunitárias;
  • Campanhas educativas de prevenção;
  • Condução de reuniões intersetoriais;
  • Conferências municipais (Assistência Social, Idoso, Criança e Adolescente);
  • Campanha do agasalho;
  • Realização do Encontro da Mulher Peritibense;
  • Realização do Encontro da Pessoa com Deficiência;
  • Realização da Semana do Idoso Peritibense;
  • Realização da Semana da Criança do SCFV Aquarela;
  • Realização do Dia da Família Aquarela;
  • Apoio ao Grupo de Idosos e Grupo de Mulheres;
  • Acompanhamento das pessoas em cumprimento de PSC – Prestação de Serviço à Comunidade;
  • Apoio aos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente, do Idoso, da Assistência Social e da Pessoa com Deficiência; 
  • Reunião com famílias.
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Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF

Trabalho social com famílias, de caráter continuado, prestado no CRAS, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. São ofertadas: acolhida; visita domiciliar; orientação e encaminhamentos; grupos de famílias; acompanhamento familiar; atividades comunitárias; campanhas socioeducativas; informação, comunicação e defesa de direitos; encaminhamento para o acesso à documentação pessoal; mobilização e fortalecimento de serviços, programas e projetos.

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Serviço de Convivência e Fortalec. de Vínculos (Idosas)

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV para Idosas

Tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social. A intervenção social deve estar pautada nas características, interesses e demandas dessa faixa etária e considerar que a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social. Devem incluir vivências que valorizam suas experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir

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Serviço Convivência e Fort. de Vínculos(crianças 6-11 anos)

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV para crianças de 06 a 11 anos

Tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Inclui crianças  com deficiência, retirados do trabalho infantil ou submetidos a outras violações, cujas atividades contribuem para ressignificar vivências de isolamento e de violação de direitos, bem como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e na prevenção de situações de risco social. São ofertadas atividades lúdicas, culturais e esportivas com crianças de 6 a 11 anos, através de oficinas de haecon-do, futebol, handebol, música, dança, recreação, crie e faça você, cidadania, contação de histórias.

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Programa Bolsa Família – PBF

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País. Para acessar o programa, inicialmente a pessoa/família deverá atualizar/inserir seus dados no Cadastro Único; após a efetivação da inclusão/atualização no cadastro único, a inserção no programa é de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social.

 

Como solicitar?

Presencialmente:

CRAS – Centro de Referência de Assistência Social

Rua Miguel Balduíno Boll, n.187, Bairro Progresso, CEP 89750-000

Horários de Atendimento: de segunda à sexta-feira, das 07:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30.

Por telefone:

Não se aplica.

Pela internet:

Não se aplica.

 

Necessário agendamento:

Não.

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Família Acolhedora

Serviço que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes, afastados da família por medida judicial de proteção, em residência de famílias acolhedoras cadastradas. É previsto até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção.

 

Como solicitar?

Para a criança: após a determinação judicial, o serviço de acolhimento familiar é acionado pela Vara da Infância e Juventude para inserção em família acolhedora cadastrada. Para as famílias interessadas em se cadastrar, entrar em contato com o CRAS Recanto Familiar.

Presencialmente:

CRAS – Centro de Referência de Assistência Social

Rua Miguel Balduíno Boll, n.187, Bairro Progresso, CEP 89750-000

Horários de Atendimento: de segunda à sexta-feira, das 07:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30.

Por telefone:

Não se aplica.

Pela internet:

Não se aplica.

 

Necessário agendamento:

Sim.

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Cadastro Único

Cadastro para programas sociais do governo federal, obrigatório para obtenção de benefícios federais, estaduais e municipais, necessário para acesso a serviços.

 

Como solicitar?

Presencialmente:

CRAS – Centro de Referência de Assistência Social

Rua Miguel Balduíno Boll, n.187, Bairro Progresso, CEP 89750-000

Horários de Atendimento: de segunda à sexta-feira, das 07:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30.

Por telefone:

Não se aplica.

Pela internet:

Não se aplica.

 

Necessário agendamento:

Não.

 

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Benefício de Prestação Continuada – BPC

Este benefício representa a garantia 01 (um) salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos que não possui renda suficiente para manter a si mesmo e à sua família, ou à pessoa com deficiência de qualquer idade com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo.

 

Como solicitar?

Presencialmente:

CRAS – Centro de Referência de Assistência Social

Rua Miguel Balduíno Boll, n.187, Bairro Progresso, CEP 89750-000

Horários de Atendimento: de segunda à sexta-feira, das 07:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30.

Por telefone:

Não se aplica.

 

Pela internet:

http://mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/beneficios-assistenciais/bpc (MDS – Regras para acesso ao BPC)

https://www.inss.gov.br/beneficios/beneficio-assistencial-ao-idoso-e-a-pessoa-com-deficiencia-bpc/ (INSS – Regras para acesso ao BPC)

 

Necessário agendamento:

Preferencialmente sim.

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Banda Municipal

Através da mesma oferecemos oportunidades de formação musical a crianças, adolescentes, jovens e adultos do Município de Peritiba. Promovemos conhecimentos, lazer e entretenimento através da música, como meio de desenvolvimento cultural e artístico. A Supervisão organização geral e acompanhamento dos trabalhos bem como dos resultados e rendimentos da banda, é de competência da Diretoria de Cultura e com os professores e o maestro. Os músicos integrantes recebem a preparação teórica/prática musical sem nenhum gasto ou despesa e participam dos ensaios e apresentações sem remuneração. As aulas são realizadas em dias fixados na terça e quinta-feira de cada semana (por naipes) na diretoria de cultura e no projeto Aquarela. Para os ensaios gerais são todos convocados quinzenalmente ou em dias e horários extras marcados e avisados anteriormente pelo maestro ou Diretoria de Cultura. Os interessados se inscrevem através de ficha de inscrição de janeiro à fevereiro de cada ano. Devem apresentar identidade, CPF, endereço e instrumento que desejam tocar, passam por uma avaliação feita pelo professor/maestro para ver da aptidão do mesmo.

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