Símbolos Municipais

Art. 2º (Lei Orgânica/2009) São símbolos do Município a Bandeira, o Hino, o Brasão e outros estabelecidos em Lei.
Parágrafo único – A Lei poderá estabelecer outros símbolos, dispondo sobre seu uso no território do Município.

 

DA BANDEIRA MUNICIPAL

De acordo com o Art. 6º da Lei 430 de 1983

A Bandeira Municipal de Peritiba, idealizada pelo heraldista e vexilólogo, Dr. Lauro Ribeiro Escobar, assim se descreve, RETANGULAR, DE VERMELHO, COM UMA CRUZ FIRMADA DE PRETO, COTIGADA DE BRANCO, TENDO BROCANTE SOBRE O CRUZAMENTO DE SEUS RAMOS, UM CÍRCULO DE BRANCO, CARREGADO DO BRASÃO DE ARMAS.

Os ramos da cruz têm 1 m (um módulo) de largura e as cóticas tem 0,5 m (meio módulo) de largura, estando a linha mediana do ramo vertical situada a uma distância de 7 m (sete módulos) da tralha, o círculo, tem 8 m (oito módulos) de diâmetro e o Brasão de Armas tem 6 m (seis módulos) de altura.

De conformidade com as regras heráldicas a Bandeira Municipal terá as dimensões oficiais adotadas para a Bandeira Nacional levando-se em consideração 14   (quatorze) módulos de altura da tralha por 20 (vinte) módulos de comprimento do retângulo.

A Bandeira Municipal poderá ser reproduzida em Bandeiras de papel nas comemorações de efemérides, observando-se sempre, os módulos e cores heráldicas.

 

DO HINO MUNICIPAL

Art. 18 – Fica o Poder Executivo autorizado a contratar serviços de um compositor ou instituir concursos entre compositores para a escolha do Hino Municipal. 

§Único – A regulamentação do Hino Municipal obedecerá em princípio a presente Lei e o prescrito no Decreto-Lei nº 4.545, de 31 de julho de 1942, com relação ao Hino Nacional. 

 

DO BRASÃO MUNICIPAL

De acordo com o Art.19 da Lei 430 de 1983

O Brasão de Armas do Município de Peritiba idealizado pelo heraldista e vexilólogo, Dr. Lauro Ribeiro Escobar, para o Comércio Mundial de Bandeiras Ltda, assim descreve: escudo ibérico de prata, com uma águia estendida de sable, acompanhada de oito corações de goles postos em orla. O escudo é encimado de coroa mural de prata, de oito torres, suas portas abertas de sable e tem como suporte, à dextra, uma haste de milho e a sinistra, um ramo de soja, ambos folhados e produzindo, ao natural, listel de goles, com o topônio “PERITIBA” em letras de prata.

O Brasão de Armas descrito acima tem a seguinte interpretação:

a) O Escudo Ibérico era usado em Portugal à época do descobrimento do Brasil e sua adoção evoca os primeiros colonizadores e desbravadores de nossa Pátria.

b) O Metal prata do campo do escudo, tem o significado heráldico de felicidade, poesa, temperança, verdade, franqueza, formosura, integridade e amizade, aludindo as belezas naturais da região, que contribuíram para a fixação do homem à terra e bem assim ao clima e harmonia e cordialidade de que desfrutam os munícipes.

c) A Águia estendida (com as asas abertas) é símbolo de prosperidade, vitória, arrojo para cometer grandes empresas, altos desígnios, gênio e benignidade, lembrando o arrojo dos primeiros povoadores da região, seus desígnios e vitória alcançada com a revolução da povoação que fundaram, hoje sede do Município. Por ser muito usado nos países da Europa, ressalta a origem e ascendência europeia daqueles pioneiros.

d) A cor sable (preto), representa fortaleza, constância, prudência, simplicidade, sabedoria, ciência, gravidade, honestidade, firmeza, obediência, moderação, silêncio e segredo e indica os atributos de administradores e munícipes, no seu relacionamento leal e honesto, que redunda no progresso do Município e bem-estar geral.

e) O coração é emblema da coragem, honra, afeição, amor, sinceridade, caridade, liberalidade e fervor religioso, e a cor goles (vermelho), é indicativo heráldico de audácia, valor, galhardia, nobreza, conspícua, valentia, coragem e honra. Os corações de gole, mostram bem as virtudes do povo de Peritiba: a honradez, o espírito caritativo e a religiosidade, ora construindo um hospital, para atender a toda região, ora oferece ao país sacerdotes e religiosas para a disseminação da fé, sempre enfrentando corajosamente os percalços naturais que se lhes antepõe, olhando, condiante.

f) A Coroa Mural é o símbolo de emancipação política, e, de prata com oito torres, das quais unicamente cinco estão aparentes, constitui a reservadas às cidades. As portas abertas de sable (preto) proclamam o caráter hospitaleiro do povo de Peritiba.

g) A haste de Milho e o ramo de soja, atestam a fertilidade das terras generosas de Peritiba, de que são importantes produtos e espontam as lides do campo como fator básico da economia municipal.

h) No Listal, o topônimo PERITIBA indica o Município.