BODAS DE VINHO – 70 anos

 

 

 

 

BODAS DE VINHO – 70 anos de vida conjugal do casal MARIA CÉLIA e ARTHUR, foi comemorado no dia 12/01/2013 com Missa em Ação de Graças celebrada pelo Padre DAVI LUIZ FINGER, na Igreja Matriz Santo Isidoro de Peritiba,SC.

Não temos conhecimento de outro casal que festejou 70 anos de casados – BODAS DE VINHO, em Peritiba. Também é o casal, mais idoso do nosso Município. Parabéns.

 

 

HISTÓRICO MARIA CÉLIA E ARTHUR

 

 

Da família de JOSÉ KUHN e OLINDA GUILHERMINA KUHN, nasceu ARTHUR KUHN.

Da família de PEDRO LEOPOLDO HERMES e ELIZABETHA BOLL HERMES, nasceu MARIA CÉLIA HERMES.

ARTHUR KUHN nasceu aos 20 dias do mês de maio do ano de 1922 em Russland, Taquari,RS. Com 8 anos de idade, mudou-se juntamente com os pais para Alto Veado, Peritiba,SC. Tem por irmãos Elma, Osvino, Nila, Erminda, Adolino, Almiro,  Anildo e Celso (in memorian); e presentes os irmãos Lotário e  Arlindo.

MARIA CÉLIA HERMES, nasceu no dia 31 de agosto do ano de 1920 em Poço das Antas, Montenegro,RS, mudou-se para Alto Veado com apenas 1 ano de idade, completados ainda durante a mudança, quando da chegada na cidade de Marcelino Ramos,RS. Tem por irmãos Carlos Arlindo, Nicolau Amandio, Pedro Harto, José Arcildo, Maria Geni, Antonio Dealmo, Maria Lucenia (in memorian) e Maria Selma, presente.

Em conversa com o casal jubilar, nos contaram algumas passagens da época jovem. Maria Célia contou que aconteciam 3 bailes por ano, alguns matinês onde participavam ou então ouviam música na casa do Sr. Ernesto Poletto. Disse ela:"Ele colocava alguns bancos onde os jovens sentavam, as vezes precisava ajustar  a sintonia do rádio." Vovô Arthur lembrou a data da construção da ponte com telhado, em 1940. Pois foi aí nestes lugares que Arthur viu: "Ela piscava para mim". E Maria Célia respondeu radiante: "Ele era bonito".

O casamento religioso de ARTHUR e MARIA CÉLIA,  realizou-se na antiga Igreja matriz Santo Isidoro que estava construída no mesmo local da atual Igreja, no dia 09 de janeiro de 1943. O casal continuou a residir nesta cidade denominada na época Alto Veado. Desta união nasceram os filhos ATTILIO JOSÉ casado com ANITA MARIA KUHN (in memorian), segundo casamento com LAURECI KNEBEL, LURDES GENI, casada com MARIO OHLWEILER(in memorian);  LAIETA MARIA, casada com ERNESTO KERBER,  ERALDO IVO, casado com DILSE SORDI,  LAIDI MARIA, casada com SILVÉRIO GERHMANN, MARLENE SALETE, ISOLDE TERESINHA, casada com OSNI FUHR e WILSON RUDIMAR KUHN (in memorian) casado com GELCI MENEGAT.

Com muito sacrifício, passando por diversas dificuldades, souberam enfrentar com determinação e garra o seu dia a dia, sustentando com fé e confiança em Deus.

Voltados ao trabalho da agricultura , passavam o dia trabalhando na roça, à noite, depois de terminar as tarefas de casa e acomodar os filhos na cama, MARIA CÉLIA, costurava peças de roupas para complementar o sustento da família. A filha Laieta lembrou que um dos filhos auxiliava a mãe "segurando o candiero mais prá cá, mais prá lá…"

Sempre encontraram  tempo para os momentos de oração, tanto na família como participando na vida da comunidade de fé cristã. MARIA CÉLIA, é sócia por mais de 40 anos do Apostolado da oração, que com orgulho afirma "estar sempre em dia".  Sempre foi e é devota de Nossa Senhora do Carmo. Luzes e graças de Deus não faltaram na caminhada, para enfrentarem as provações e momentos difíceis da vida. Arthur e Maria Célia souberam partilhar suas vidas na verdadeira comunhão conjugal, onde não faltou o amor e a compreensão, perdoando-se mutuamente sempre que preciso. Esta foi a resposta quando interrogados sobre o segredo da sólida convivência nestes 70 anos.

O casal jubilar foi agraciado com vinte um netos, vinte e um bisnetos e um tataraneto.

ARTHUR e MARIA CÉLIA ,estiveram e estão voltados um para o outro zelando com muito amor pelo bem estar  e harmonia de ambos e de seus familiares.