Grupos Desenvolvidos pela Secretaria de Saúde e Bem Estar Social

GRUPO ‘’EM MOVIMENTO’’

A prática de atividade física em idades mais avançadas pode melhorar as habilidades de socialização, aumentar a energia, a disposição, a autonomia, a capacidade para se movimentar e a independência para realizar as atividades do dia a dia.

Pensando nisso foi criado o grupo “CORPO EM MOVIMENTO ” que teve início no dia 21/03/2023 com a participação de 26 participantes divididos entre a terça e a quinta-feira.

Tem como objetivo controlar o uso de medicamentos, diminuir dores corporais, perda de peso, melhora dos exames laboratoriais e da qualidade de vida.

Coordenado pela fisioterapeuta Kely, os encontros são ministrados uma vez na semana às 08:00hrs com duração de cerca de 01:00hr. O público alvo são os idosos que já frequentam a hidroginástica uma vez na semana, e agora tem mais essa atividade semanal.

Além do encontro de toda semana, é realizado uma vez no mês um encontro com Nutricionista, Farmacêutico e Médica para avaliação, orientação e acompanhamento.

Com duração prevista até novembro 2023 onde será avaliado parâmetros da panturrilha, perda de peso, frequência e análise dos exames laboratoriais.

Ao final se espera que a atividade física possa tornar os idosos mais ativos e também indivíduos que se sintam menos cansados e com menos dores nas articulações e nas costas, além disso, também prevenir sintomas de ansiedade, depressão, e melhora da autoestima, da imagem corporal e dos sentimentos relacionados à solidão.

GRUPO ‘’MATERNAR’’

A maternidade é uma fase de mudanças e emoções intensas que já iniciam na gestação. 

E com a primeira infância da criança, de 0 a 6 anos, chega também as dúvidas sobre os cuidados com o recém-nascido.

Sendo assim no dia 27/03/2023 deu-se o início ao grupo “MATERNAR”, que é coordenado pela Nutricionista Valeska e a Enfermeira Marcelly.

Com objetivo de transmitir conhecimento e socializar experiências através de uma “roda” de conversa mediada por diversos profissionais, entre eles a médica Thaís, enfermeira Marcelly, nutricionista Valeska, psicóloga Janete, fisioterapeuta Kely e odontóloga Valéria.

É realizado um encontro mensal, às 18hrs sempre na última segunda-feira de cada mês, com as mães e acompanhantes, de crianças de 0 a 6 meses.

O intuito é ser um grupo contínuo, conforme as crianças nascem as mães entram no grupo, da mesma forma quando as crianças que completam 6 meses as mães saem do grupo. foi iniciado com 12 mães que foram convidadas a participar, e a intenção é futuramente ampliar até os 12 meses da criança

GRUPO ‘’QUEM AMA CUIDA’’

Diante das necessidades levantadas no trabalho realizado pelo Programa Saúde da Família (PSF) do município de Peritiba, observou-se, nas visitas domiciliares, a necessidade de um trabalho voltado ao cuidador. As dificuldades no manejo das limitações dos pacientes, o desânimo, a desmotivação e o despreparo dos cuidadores, assim como o elevado número de pacientes que exigem cuidado integral foram evidências marcantes da necessidade da criação do grupo.

O objetivo geral é:

– Apoiar e orientar o próprio cuidador, buscando melhorias na capacidade de entender seu papel, assim como na relação cotidiana de ambos.

– Prestar assistência aos cuidadores do município de Peritiba – SC.

– Oferecer informações que auxiliem o cuidador no desempenho de suas funções diárias.

– Fornecer informações atualizadas sobre determinado tema e estratégias de cuidado, de acordo com as necessidades identificadas.

– Promover a troca de experiências dos cuidadores no grupo, permitindo que haja a troca e o compartilhamento de vivências, sentimentos e emoções.

– Possibilitar a melhoria de qualidade de vida e o aumento da autoestima do cuidador.

– Reduzir a angústia e a ansiedade dos cuidadores frente às dificuldades encontradas nas atividades de cuidado.

– Promover o apoio mútuo dos cuidadores para o enfrentamento da experiência face às perdas progressivas de determinadas doenças.

– Informar sobre as diferentes doenças/patologias, permitindo assim que tenham acesso às informações necessárias para compreender o indivíduo que assistem.

Teve início no ano de 2006 onde em cada encontro trabalha-se um assunto diferente, sendo que em algumas vezes o foco é a orientação com relação ao cuidado com as pessoas assistidas por eles e, em outras vezes, trabalha-se a saúde dos próprios cuidadores.

Alguns temas já trabalhados: A importância do cuidador, Processo de envelhecimento, cuidando do cuidador, Atividade física e lazer, A oportunidade de viver com alegria o tempo presente, Qualidade de vida e autocuidado,

Uso de medicação, Valorização da vida, Câncer de mama e exercícios de fisioterapia, Autoestima e pandemia, como estimular a autonomia da pessoa cuidada, Importância do diálogo, Orientações a respeito de alimentação (em casos de pacientes diabéticos, com alterações nos níveis de colesterol e dificuldade de evacuar), etc.

Tendo como os principais resultados à conscientização, por parte dos cuidadores, de que eles necessitam cuidar de sua própria saúde para, então, proporcionar um melhor cuidado àqueles a quem assistem.

GRUPO ‘’MÃOS DADAS’’

O Projeto foi criado em 2015 como Grupo de Apoio para atender os pacientes da oncologia do município de Peritiba, devido à grande demanda de pacientes diagnosticado com câncer.

O presente projeto visa o atendimento e acompanhamento desses pacientes, com o objetivo de;

-Oferecer informações, conhecimento e estratégias relacionados à doença para o paciente oncológico e seus familiares, melhorando a qualidade de vida.

-Propiciar a expressão de sentimentos, possibilitando um espaço de fala e escuta, buscando ativar os núcleos sadios.

-Desmistificar a doença, do fato histórico e religioso com características de culpa e vergonha.

-Conscientizar que câncer não é sinônimo de morte.

 -Proporcionar troca de experiências, de conhecimentos, de saberes e de ajuda de forma mutua. Atualmente é realizados encontros mensais com a coordenação da psicóloga Raquel Strelin e conta com envolvimento, conforme necessário dos demais profissionais da unidade.

GRUPO CRONICOS HIPERTENSOS, GRUPO CRONICOS DIABÉTICOS, GRUPO CRONICOS RESPIRATÓRIOS

O projeto iniciou em 1997, sendo implantado por uma médica e enfermeira que já não fazem mais parte do quadro de profissionais do município.

Com o intuito de melhor atender à saúde do paciente portador de Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus e Doenças Crônicas Respiratórias. Acompanhando periodicamente para melhorar a qualidade de vida do paciente participante e manter um tratamento adequado e atualizado de acordo com o quadro de saúde atual do paciente, além de entregar periodicamente com orientação os medicamentos que o mesmo faz uso e minimizar a chance do uso incorreto das mediações que o paciente faz.

Tem como público alvo Pacientes com diagnóstico de Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus e Doenças Respiratórias Crônicas (por exemplo: enfisema, asma, bronquite crônica, rinite alérgica).Os grupos são separados de acordo com localidade e diagnóstico, sendo que, os encontros acontecem a cada dois meses sempre seguindo um padrão de data (atualmente são 09 grupos).

A partir de 2016 o profissional médico passou a frequentar os grupos não apenas através de pequenas palestras no início dos encontros e também para atender diretamente os participantes do grupo intervindo num possível pico hipertensivo que deve ser tratado no momento ou avaliando o tratamento utilizado pelo paciente e seu histórico, esclarecendo dúvidas, solicitando e avaliando resultado de exames bem como prestando orientações gerais.

Para melhor comunicação foi criado um grupo no WhatsApp um grupo no WhatsApp para cada grupo aonde são postados recados e até mesmo lembrando a todos da data do encontro no dia anterior.

GRUPO ‘’PEQUENO PERITIBENSE’’

O projeto iniciou em 2005, com profissional de enfermagem e médico e foi evoluindo com o passar dos anos. É ofertado para todas as gestantes do Município e também para seus companheiros, existem alguns encontros em que também são convidados a participar demais familiares, como é o caso do encontro com os Bombeiros e com a Nutricionista.

É coordenado pela Enfermeira da Atenção Básica e tem a participação de uma equipe multidisciplinar composta por médico, psicólogo, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, odontóloga, Bombeiro e profissionais da Secretaria de Educação do Município.

O Projeto é dividido em dez encontros e trata sobre diversos temas como preparação para o parto, sinais do parto, mudanças emocionais, nutrição da gestante e introdução alimentar, pré natal odontológico, cuidados com o recém-nascido, vacinas, aleitamento materno, shantala, primeiros socorros na infância, relação dos pais na educação e as rotinas do Centro de Educação do Município.

Ao final dos encontros é entregue um kit com alguns itens para auxiliar nos cuidados com o recém-nascido para as gestantes que participaram de todos os encontros e que estão em dia com o pré natal, consulta odontológica, vacinas e exames.

Anteriormente os cursos ocorriam no período vespertino, com baixa participação, sendo posteriormente realizado no período noturno, oportunizando a participação das gestantes em maior número.

Em média são realizados dois grupos de gestantes durante o ano.

Os encontros são semanais, tem duração média de duas horas, dependendo do profissional e da participação do grupo, durante o encontro é fornecido lanche para os participantes.

Os encontros são realizados usando a metodologia de palestra, alternando com momentos de troca de experiências e aulas práticas.

‘’CUIDAIDOSO’’

Diante do aumento no número da população idosa em nosso município (aproximadamente oitocentos idosos para uma população de menos de três mil habitantes).

A proposta surgiu durante uma reunião do Conselho do Idoso, em 2017, por dois conselheiros idosos, que levantaram à demanda, após terem dificuldade na contratação por profissionais preparados para atuar nesta área.

Com objetivo de:

  • Qualificar cuidadores, tornando-os aptos profissionalmente para cuidar de idosos, com necessidade, no Município;
  • Melhorar a qualidade de vida de idosos com necessidade de cuidados.
  • Qualificar cuidadores para cuidar de idosos no Município;
  • Ministrar capacitação de cerca de 20 horas;

Com realização de palestras de até duas horas sobre saúde mental, primeiros socorros, nutrição, violências, perfil do cuidador, direitos do cuidador e do idoso, fisioterapia à terceira idade, uso medicamentoso, atendimento odontológico em idosos, principais doenças que acometem na terceira idade

Com participação de 10 profissionais diretos (palestrantes) e profissionais indiretos (coordenador, secretária de saúde, merendeira, auxiliar de limpeza).

O Projeto CuidaIdoso iniciou suas atividades em julho de 2022.

O projeto tem como público cuidadores de idosos e pessoas interessadas em trabalhar na área, residentes no município.

São cerca de 20 horas de capacitação divididos em 11 encontros semanais;

Ao final os alunos participantes e com frequência mínima de 85% no curso de formação recebem um certificado;

HIDROGINÁSTICA

Diante do número da população da terceira idade em nosso município (aproximadamente oitocentos idosos para uma população de menos de três mil habitantes), e com o surgimento de diversas doenças que acometem este público, a hidroginástica surgiu como uma alternativa para atender esta demanda. Os exercícios realizados na água reduzem o impacto nas articulações e aumentam a disposição, melhorando problemas respiratórios, a locomoção que muitas vezes é por falta de atividade física adequada e a socialização. Como o Município de Piratuba é uma cidade turística com um Parque Termal e está localizada a poucos quilômetros de Peritiba, o projeto tornou-se viável.

O projeto iniciou em 02 de maio de 2022 tendo como público pessoas com mais de 60 anos, residentes no município. E não tem custo nenhum para o paciente.

São acompanhados por uma técnica de enfermagem ou enfermeira do posto de saúde e no local uma professora de educação física faz as ginásticas.

“VACINAÇÃO SÁBADO “D” E HORÁRIO ESTENDIDO UM DIA NA SEMANA”

A Secretaria de Saúde do Município optou por disponibilizar horários diferenciados para a vacinação da população, para conseguir atualizar o esquema vacinal de acordo  com o Calendário Nacional de Imunização.

Para facilitar o acesso passamos a realizar dias de mobilização Municipais a cada dois meses, sendo os mesmos realizados em um sábado com horário das 08:00 às 17:00 horas; nos meses em que não realizamos essa ação, disponibilizamos horários estendidos até as 19:00 horas em dois dias distintos no mês.

Vacinas disponíveis para cada idade.

“ESCOVAÇÃO NAS ESCOLAS”

O programa de atenção à saúde bucal na escola e desenvolvimento de hábitos saudáveis. É desenvolvido pela Cirurgiã-Dentista Valéria Scalon. Dentre as atividades que serão realizadas durante o ano letivo, estas avaliações das condições de saúde bucal dos alunos.

Os objetivos desta avaliação são de conhecer a situação de saúde bucal das crianças de nossa cidade; criar e alimentar uma base de dados atualizada, anualmente; planejar atividades de prevenção; verificar a necessidade de tratamentos odontológicos e também para que essa avaliação seja utilizada para compor os índices CPO-D e ceo-d (em determinadas idades, aos 5 e aos 12 anos), baseando-se no Projeto SB Brasil – Condições da saúde bucal da População Brasileira.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), utiliza o índice CPO-D (dentição permanente) e o CEO-D (dentição decídua), para avaliar a prevalência da cárie dentária em diversos países. A sigla CPO tem origem nas palavras “cariados”, “perdidos” e “obturados” (hoje denominados como restaurados), e o D indica que a unidade de medida é o dente. Portanto expressa a soma dos dentes cariados, perdidos e obturados (restaurados).

Além disso são realizadas as escovações supervisionadas que já estão acontecendo de forma quinzenal, e palestras relacionadas ao tema em datas planejadas com os professores.

A expectativa é incentivarmos os bons hábitos de saúde bucal através das atividades preventivas citadas acima, orientarmos os pais ou responsáveis quanto a necessidade de tratamento odontológico, sendo que os tratamentos são ofertados através da Secretaria de Saúde na Unidade de Saúde Gilberto Luiz Dallegrave, dessa maneira melhorando e mantendo a qualidade de vida de cada criança.