Curso de artesanato em palha de milho

Objetos decorativos em palha de milho.

Nos dias 25, 26 e 27 foi realizado o curso de artesanato com confecção de objetos decorativos em palha de milho.

O curso é ofertado pelo SENAR em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Concórdia e Prefeitura Municipal de Peritiba.

As participantes tiveram o acompanhamento e orientações da Profª Irene, com o único custo dos materiais utilizados (anilina, isopor).

O curso tem por objetivo aumentar a renda familiar do produtor rural, já que a matéria-prima, a palha de milho, é gratuita. A palha é umedecida para melhor manuseio, algumas partes são tingidas (com anilina) e algumas vezes, há a palha de milho roxa, que não necessita de tingimento.

O artesanato em palha de milho foi trazido ao Brasil pelos imigrantes Alemães e sendo o Kerb Fest uma festa alemã, aproveitam-se os artigos produzidos para decorar a cidade nesta data e para resgatar um pouco da história dos colonizadores do município.