Premiações da Secretária Municipal de Saúde

1 º LUGAR NO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO URBANO PARA LONGEVIDADE-IDL 2023

De acordo com dados levantados pelo IBGE, relacionados ao Censo 2022, a população brasileira está envelhecendo cada vez mais. A previsão é que, em 2050, um a cada quatro brasileiros tenha 60 anos ou mais.

O IDL é um índice criado pelo Instituto de Longevidade com o propósito de acompanhar os indicadores que representam as ofertas de serviços e infraestrutura que atendem a população idosa nos municípios do país.

Em sua primeira edição, lançada em 2017, o IDL avaliou 498 municípios brasileiros nas categorias Cidades Grandes e Cidades Pequenas (50 a 100 mil habitantes). Em 2020, em sua segunda edição, o número de municípios avaliados passou para 876, também nas categorias Cidades Grandes e Cidades Pequenas.

Em sua terceira edição, o IDL 2023 traz uma outra novidade, além do aumento no número de municípios analisados: a criação da categoria Cidades Médias. A criação dessa terceira categoria objetiva preservar certa homogeneidade de características existentes entre cidades com tamanho populacional semelhante.

Para avaliar todos os 5.570 municípios brasileiros, foram definidos 23 indicadores divididos em três variáveis:

·         Saúde

·         Socioambiental

·         Economia

Com as mudanças ocorridas no IDL 2023, agora cidades com menos de 34 mil habitantes também entraram no ranking, ocasionando um aumento no número total de municípios avaliados.

Na categoria Cidades Pequenas, 4.570 foram analisadas. O destaque desta categoria vai para os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que ocuparam as cinco primeiras posições no ranking.

1º lugar: Peritiba/SC, sendo destaque no dia 26/10/2023 no JORNAL NACIONAL

Peritiba apresenta bons resultados na dimensão Saúde, sendo a 28ª cidade com o maior número de leitos, a 56ª com o maior número de procedimentos hospitalares, a 142ª com o maior número de estabelecimentos de saúde e a 160ª com o maior número de procedimentos ambulatórios. Em Economia, tem a 33ª maior população de idosos.

PRÊMIO PREVINE BRASIL

Peritiba foi destaque no Ranking dos Indicadores do “PROGRAMA PREVINE BRASIL”,com nota 10no segundo quadrimestre de 2022.  No País apenas 39 municípios tiraram nota 10. O Município ficou em 29º na classificação nacional e em 16º entre os Municípios com até 5.000 habitantes no País, sendo o 5º no estado de SC e 1ª do Meio Oeste e Serra Catarinense e da AMAUC.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. Um dos componentes que fazem parte da transferência mensal aos municípios é o pagamento por desempenho.

A Secretaria de Saúde vem trabalhando na melhoria dos indicadores desde o início do ano de 2021, e a evolução vem sendo muito boa, tendo como notas nos últimos quadrimestres:

2,64 (2020 – Q2)
1,97 (2020 – Q3)
5,08 (2021 – Q1)
8,21 (2021 – Q2)
9,06 (2021 – Q3)

9,53 (2022 – Q1)

10,00 (2022 – Q2)

PRÊMIO BAND CIDADES INTELIGENTES

O Município de Peritiba conquistou em 2022 o 1º lugar na etapa estadual (entre 295 cidades) e também atingindo a nota de 93,18, sendo destaque nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes entre os municípios até 30 mil habitantes.

O prêmio “Band Cidades Excelentes” tem como objetivo incentivar a melhoria da qualidade de vida da população com ações e boas práticas na gestão pública, todas voltadas à população local.

O evento Cidades Excelentes é promovido pelo Instituto Áchilla, um dos mais conceituados do Brasil e que destaca as atividades públicas que têm maior relevância para a população.

São avaliados 06 pilares:

• GOVERNANÇA, EFICIÊNCIA FISCAL E TRANSPARÊNCIA
  • EDUCAÇÃO