Prevenção ao câncer de colo de útero e mama é tema de campanha

Na última semana a Prefeitura de Peritiba através da Secretaria de Saúde desenvolveu uma campanha especial de prevenção ao câncer de colo do útero e mama.

A Semana de Combate ao Câncer de Mama e Câncer de Colo de Útero e Valorização da Mulher teve como objetivo realizar exames preventivos, clínico das mamas e repasse de orientações relacionadas à saúde da mulher. ”É preciso apostar em ações de controle com o foco na prevenção”, comenta o prefeito Tarcísio Bervian. 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA o maior índice da doença fica entre as mulheres adultas entre 20 a 49 anos para colo e de 50 a 69 anos para câncer de mama. Em 2012 o Brasil deverá registrar 52.680 casos novos de câncer de mama, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. “Os dois tipos de câncer tem chances altíssimas de cura, mas é preciso ser detectados precocemente. Por isso, a importância de realizar exames periódicos”, destaca a enfermeira Marcelly Deitos Vicini.  

Ainda de acordo com ela além da realização de exames preventivos periódicos, é importante, ficar atenta aos fatores de risco e de proteção. “Manter um alimentação saudável e peso adequados, ajudam a prevenir o câncer de mama. O consumo de gordura, por exemplo, também é prejudicial e contribui para o aparecimento da doença”, enfatiza a enfermeira. 

Reportagem / Jornalista: Fabiana Passarin – Fonte: News Comunicação Organizacional