Telecentro Comunitário atende mais de 400 pessoas

 

O Telecentro Comunitário iniciou as atividades no dia 4 de março e atenderá 450 pessoas da comunidade. 

As iniciativas desenvolvidas no Telecentro Comunitário têm o intuito de promover a inclusão, diretamente relacionado à motivação e à capacidade para a utilização do computador de forma crítica e empreendedora, objetivando o desenvolvimento pessoal e comunitário.

Pretende-se atender a população adulta que não possui conhecimentos em informática ou pouco sabe a respeito. Sabe-se que este segmento da população em grande maioria possui acesso restrito ao uso das tecnologias, por medo de utilizá-la ou pelo fato de não possuir contato com as mesmas.

Esse público interagindo com a tecnologia, irá fomentar um crescimento da cultura na comunidade e assim chega-se ao objetivo de contribuir para formar uma sociedade cada vez melhor.

As aulas de informática são ministradas no TELECENTRO comunitário localizado hoje nas dependências do CEPJAW, onde há 18 computadores a disposição, sendo apenas 11 do TELECENTRO e os demais pertencem à Secretaria de Educação de Peritiba.

Os projetos são desenvolvidos e aplicados pela Pedagoga especializada em Informática Básica e Mídias na Educação, Luana Carolina Schardong.

O tratamento é quase pessoal, bem diferente de uma aula tradicional; como os níveis de aprendizado de cada um são diferentes, é permitido que cada aluno progrida conforme o ritmo próprio, segundo suas necessidades e dúvidas.

Especificamente ao público abaixo de 55 anos, não obrigatoriamente, o projeto é denominado ABC Digital e se constitui em níveis onde o 1º NÍVEL trabalha inicialmente com a identificação dos recursos básicos do computador, como pastas, e avança com noções de Paint e jogos, importante para a coordenação motora. Posteriormente trabalha o Software Microsoft Word e as ferramentas básicas que o compõe.

No 2º NÍVEL são trabalhadas noções básicas do Software Microsoft Excel, estruturando planilhas e cálculos, juntamente com o programa PowerPoint na criação e edição de apresentações. Também são trabalhadas noções básicas de Internet, como navegação, criação de E-mail e pesquisa.

O TELECENTRO atende 50 pessoas (desta 1ª faixa etária), distribuídas em 6 turmas que  foram selecionadas por idade, separando adolescentes, jovens e adultos.

Nas aulas é disponibilizada uma apostila de Exercícios a cada aluno e uma apostila teórica digital. Estas apostilas são de uso coletivo (todas as turmas).

Já ao público acima de 55 anos, que engloba um número aproximado de 30 idosos divididos em 4 turmas. O projeto trabalha inicialmente com a identificação dos recursos básicos do computador, como pastas, e avança com noções de Paint e jogos, importante para a coordenação motora, até a interação com a internet. A este segmento o projeto denomina-se TERAPIA DIGITAL, onde realmente os momentos de encontro são de lazer, entretenimento e conhecimento, sem certificação.

O Telecentro Comunitário também é utilizado pelos educadores e educandos (248 crianças) do Centro Educacional Professor José Arlindo Winter de segunda a sexta, no período matutino e vespertino. O foco principal deste segmento é a utilização do computador e da internet a favor da construção do conhecimento no processo de ensino e aprendizagem.

Outros públicos também fazem uso do Telecentro, dentre eles estão: os alunos da universidade UNIGRAN, na modalidade à distância, onde cerca de 40 alunos utilizam o Telecentro todas as quartas e quintas das 17h30 às 10h30, assessorados pela docente Mariluci Sordi Klein.  

Trinta alunos de EJA (Educação de Jovens e Adultos) fazem uso nas terças à noite e os 50 alunos atendidos pelo projeto AQUARELA, fazem suas aulas todas as segundas, pela manhã as 8h30 e à tarde as 15h30.