Prefeitura de Peritiba libera uso de máscara após melhora nos índices da pandemia

O prefeito Paulo Deitos assinou Decreto Municipal que libera a população de Peritiba do uso de máscara de proteção individual que estava sendo obrigatória para mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19.

Levando em consideração o avanço da vacinação e a redução de casos do novo coronavírus, o prefeito estabeleceu que o “uso de máscara de proteção individual passa a ser facultado em todo o território do Município de Peritiba, em local aberto ou fechado, ficando sob responsabilidade de cada cidadão ou do responsável legal dispor sobre a utilização da máscara, sua colocação e retirada”.

Aos pacientes positivados e que estão dentro do período de transmissão da doença o uso de máscara ainda deve permanecer e é obrigatório, diz o decreto.

Ou seja, a liberação do uso do equipamento de proteção individual “não se aplica à pessoa que se encontre infectada ou com suspeita de estar contaminada com o novo coronavírus durante o período de transmissão”, reitera.

Para tomar a medida o prefeito Paulo Deitos avaliou alguns indicadores importantes da pandemia no Município. Em Peritiba, após trabalho intenso dos servidores da saúde foi possível garantir a quase 97% da população o esquema vacinal completo com duas doses ou dose única.
Segundo o setor de saúde, 71% da população já recebeu a dose de reforço. O número de casos ativos reduziu consideravelmente e as internações praticamente deixaram de existir.

“Evoluímos muitos na luta contra a pandemia com as doses encaminhadas pelo Governo Federal. Estamos em uma condição tranquila para que a população deixar de usar as máscaras. Em caso de uma nova onda de Covid-19, iremos reanalisar a situação”, explica.