Semana do Idoso em Peritiba: Cuidando da Saúde e Bem-Estar da Terceira Idade

A Secretaria Municipal de Saúde de Peritiba realizou na tarde desta terça-feira, dia 26, o segundo dia da Semana do Idoso, um evento dedicado ao cuidado e à promoção do bem-estar da população idosa da cidade.

A programação contou com uma palestra ministrada pelo médico geriatra, Maurício Peruzzo, que abordou temas relacionados ao Alzheimer e diversas demências. O objetivo da palestra foi informar e conscientizar os presentes sobre essas condições que afetam muitos idosos e suas famílias, além de fornecer orientações valiosas sobre como lidar com esses desafios de saúde.

A fisioterapeuta Kelly Gasparetto também participou do evento, destacando os benefícios da atividade física na terceira idade. Junto ao grupo de idosos “CORPO EM MOVIMENTO”, ela conduziu uma atividade prática de exercícios com dança, incentivando um estilo de vida ativo e saudável.

A Semana do Idoso em Peritiba contou com a parceria do Senac, que enviou alunos de massoterapia para oferecer momentos de massagem terapêutica aos participantes. Essa iniciativa visa promover o relaxamento e o alívio do estresse, contribuindo para o bem-estar físico e emocional dos idosos.

O Brasil está envelhecendo rapidamente, e Peritiba não é exceção, com mais de 30% de sua população composta por idosos. Esse envelhecimento é resultado de melhorias nas condições de vida, avanços na medicina e nas tecnologias de saúde, além de investimentos em saneamento básico, educação e renda.

Nesse contexto, é fundamental promover a manutenção da capacidade funcional e da autonomia da terceira idade, garantindo um envelhecimento ativo e saudável para todos os cidadãos. A Semana do Idoso é um passo importante nessa direção, oferecendo conhecimento, apoio e interação social para os idosos de Peritiba.