Amauc e Epagri iniciam capacitação de merendeiras da rede municipal de ensino

A Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense, Amauc, através do Colegiado de Nutrição, começou nesta semana o ciclo de capacitações de Boas Práticas de Fabricação para Merendeiras da rede municipal de ensino. O objetivo é fazer um aprimoramento das funções em benefício das crianças e adolescentes, estudantes dessa rede.

O ciclo, que encerra no mês de julho desse ano, deve reunir 270 profissionais que atuam na área, na região. O treinamento está sendo realizado em parceria com a Epagri, através do nutricionista Ezequiel Nunes.

Os assuntos abordados em cada encontro são: tipos de contaminação; doenças transmitidas por alimentos; higiene e saúde dos manipuladores, higienização de instalações, equipamentos móveis e utensílios; potabilidade da água; controle integrado de vetores e pragas urbanas; manejo de resíduos; controle de matérias-primas, ingredientes e embalagens; cuidados e preparação dos alimentos; armazenamento e transporte dos alimentos; exposição ao consumo do alimento preparado; e documentação e registros auditáveis.

Conforme a programação, o treinamento começou na segunda-feira, dia 5, em Ipumirim. Hoje, quarta-feira, dia 7, em Seara.

De acordo com esse mesmo cronograma, a capacitação terá prosseguimento no período de 22 a 26 de julho nas cidades de Concórdia e Ipira. Neste último, reunindo merendeiras de Alto Bela Vista, Jaborá, Peritiba e Presidente Castello Branco. (Informações via ASCOM/AMAUC)