Grupo Maternar promove encontro para estimular o desenvolvimento infantil

O Grupo Maternar, que tem acompanhamento do setor de saúde da Prefeitura de Peritiba realizou mais um encontro que contou com a participação do maior número de mães até o momento. Durante o evento, nessa semana, as participantes compartilharam experiências sobre a rotina com os bebês e situações vivenciadas no período.

Os profissionais de saúde que acompanharam o grupo abordaram o tema das brincadeiras e brinquedos para estimular o desenvolvimento do bebê mês a mês.

Os profissionais de saúde ainda presentaram o método Montessori, que visa promover a interação da criança com os cinco sentidos, proporcionando mais liberdade e autonomia para explorar, descobrir, experimentar e aprender de forma espontânea e no seu próprio ritmo.

Dentro dessa temática, foi sugerido que as mães tragam materiais para criar brinquedos simples em casa, com o auxílio dos filhos mais velhos. A ideia é que esses brinquedos possam ser utilizados pelos bebês para melhorar seu desenvolvimento.

“O encontro ressaltou que não é o valor do brinquedo que importa, mas sim a interação da criança com ele, algo que pode ser feito com objetos do dia a dia das famílias”, informou a secretária Juliana Thomaz.

MONTESSORI

O Método Montessori é uma abordagem educacional criada pela médica e pedagoga italiana Maria Montessori. Baseado na ideia de respeitar o ritmo natural de desenvolvimento da criança, esse método enfatiza a autonomia, a liberdade e o aprendizado prático.

Ele propõe um ambiente preparado, no qual as crianças têm a oportunidade de explorar e descobrir o mundo ao seu redor de forma independente.

Os materiais Montessori são especialmente projetados para estimular os sentidos e o raciocínio. Esse método é amplamente reconhecido por sua eficácia em desenvolver habilidades cognitivas, sociais e emocionais nas crianças.