Prefeitura de Peritiba faz palestra de orientação e combate ao câncer de próstata

A Prefeitura de Peritiba, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nessa quinta-feira, dia 3, uma palestra tratando do assunto câncer de próstata, dentro da programação do Novembro Azul. De acordo com a secretária de Saúde, Juliana Thomaz, o evento foi voltado aos homens que participaram do evento.

As orientações foram feitas pelo médico urologista, Diego Dametto, que explicou o que é o câncer, como ele se forma, fatores de risco e como prevenir.

“O câncer de próstata atinge um a cada sete homens. Esse tipo de câncer é comum em homens e é o segundo tipo que mais mata no mundo. Um homem morre de câncer de próstata a cada 40 minutos”, revelou Dametto.

Apesar da preocupação grande com relação a doença o câncer de próstata se diagnosticado no início tem cerca de 95% de chances de cura. Conforme Dametto, as estatísticas de mortes pela doença ainda são altas no Brasil pelo preconceito e resistência.

A orientação é para que sejam feitos exames preventivos para evitar a descoberta tardia e facilitar o tratamento.

A secretária Municipal de Saúde informa que o setor de Peritiba está com ações mais intensivas durante o mês de novembro. Entretanto, Juliana reitera que durante todo o ano o trabalho é realizado pelo setor de saúde no sentido de dar total apoios para consultas e exames preventivos e periódicos.

“O diagnóstico precoce é extremamente importantes”, lembra Juliana.