Saúde volta a alertar sobre os cuidados com os focos de dengue em Peritiba

A Prefeitura de Peritiba, através da Secretaria Municipal de Saúde, está novamente solicitando auxílio da população para que fique atenta com relação aos focos do mosquito transmissor da dengue no Município. A intenção é eliminar todos ou qualquer local que possa ser usado para a reprodução.

Nos últimos dias os agentes de Endemias e de Saúde da Prefeitura realizaram um Levantamento de Índice Amostral (LIA) com a visitação em 313 moradias, incluindo casas, comércios e terrenos baldios.

Durante a fiscalização foram encontrados 75 novos focos de transmissão com larvas de mosquitos. Desse total, 14 positivaram para o mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti.

Conforme a secretária Municipal de Saúde, Juliana Thomaz, os principais focos foram identificados em algumas cisternas que servem para armazenar água da chuva e em lonas que são utilizadas para cobrir lenha e adubo.

“Queremos pedir a nossa comunidade que redobre os cuidados para evitar que tenhamos no futuro problemas graves com relação a dengue no Município. Por isso, queremos que a nossa população nos ajude evitando deixar água acumulada em qualquer recipiente”, reitera.

Cuidados em casa:

– Eliminar pratos de vasos de planta

– Eliminar recipientes que sejam possíveis criadores como latas, cascas de ovos, tampas de garrafas etc

– Manter vedados caixas d’água, CISTERNAS, tanques, tambores e outros reservatórios de água

– Conservar canaletas e calhas desobstruídas

– Lavar e escovar bebedouros de animais, no mínimo, 1 (uma) vez por semana.