Incentivo da Prefeitura de Peritiba garante qualificação e estrutura para apicultores da região
O prefeito de Peritiba, Paulo Deitos, esteve nessa semana participando de uma reunião com agricultores da região envolvidos no projeto de incentivo a apicultura. O encontro ocorreu na sede da Unidade de Saúde de Peritiba.
A Associação de Apicultores Intermel, formada por produtores de Peritiba, Alto Bela Vista, Ipira e Piratuba, terão uma unidade de processamento de cera e envaze de mel. A ideia, além de fomentar o segmento, é também profissionalizar os apicultores através de capacitação via Senar e Sebrae.
De acordo com o prefeito, está em andamento o projeto de reforma de uma antiga escola de Peritiba que abrigará a unidade de processamento da Intermel formada pelo Projeto Integrar.
O setor de engenharia do Município de Peritiba está com o projeto em adequação as normas vigentes visando a aprovação junto a CIDASC e ao Ministério da Agricultura. Somente a partir disso, o produtor de mel poderá realizar a venda dos produtos de forma regular no mercado estadual.
A Associação oferece aos associados, capacitações frequentes que contam deste o melhoramento no manejo apícola, melhoramento genético, produção de rainhas, cuidados e boas práticas no manejo da cera e do mel, tecnologias disponíveis, entre outros temas considerados importante para a profissionalização dos associados na apicultura.
A coordenadora e consultora da Associação, Irmgard Strauss destacou que a profissionalização dos apicultores é fundamental para melhorar a produtividade, a renda e principalmente a qualidade dos produtos.
“Associação poderá viabilizar a obtenção do registro dos produtos processados por ela, garantindo o fortalecimento dos apicultores associados, da apicultura local e regional e principalmente a segurança alimentar dos consumidores do mel e derivados da Intermel”, reiterou.
Já o prefeito lembrou que a apicultura poderá ser um forte aliado do produtor na geração de renda e na qualificação da agricultura.