Mobilização pela Ferrovia da Integração

MOBILIZAÇÃO MACRO-REGIONAL PELA FERROVIA DA INTEGRAÇÃO

Associações de Municípios juntas em favor do traçado original da Ferrovia da Integração

Nesta sexta-feira a Prefeita Neusa Klein Maraschini, participou da Mobilização em favor da Ferrovia da Integração, representando o Presidente da Amauc, Prefeito João Girardi de Concórdia.

Representantes de mais de 140 entidades estiveram reunidos na Universidade do Contestado de Curitibanos, para lutar pela manutenção do traçado original da ferrovia leste-oeste de Santa Catarina.  Um movimento fruto do esforço dos Prefeitos das regiões da Amauc, Ammoc, Amai, Alto Irani, Amavi, Ameosc, Amerios, Amfri, Ammvi, Amosc, Amplasc, Amurc e Amures.

Associações de municípios se unem para um forte movimento de articulação em defesa do traçado da ferrovia. Hoje, 26 de abril de 2013, representantes de mais de 140 entidades estiveram reunidos na Universidade do Contestado de Curitibanos, para lutar pela manutenção do traçado original da ferrovia leste-oeste de Santa Catarina.  Um movimento fruto do esforço dos Prefeitos das regiões da Amauc, Ammoc, Amai, Alto Irani, Amavi, Ameosc, Amerios, Amfri, Ammvi, Amosc, Amplasc, Amurc e Amures.

Na oportunidade a Amauc entregou um documento ao Deputado Federal, Pedro Uczai, Presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias, em apoio à manutenção do traçado com passagem da linha férrea pelas regiões de Itajaí, Blumenau, Rio do Sul, Curitibanos, Campos Novos, Herval d'Oeste, Joaçaba e Chapecó, ampliando o traçado no oeste para as regiões de São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueiro, bem como a escolha desta como prioridade no projeto ferroviário nacional.

O desenvolvimento de Santa Catarina precisa assegurar um traçado ferroviário estratégico, que integre o Estado, contemple uma visão capaz de fomentar a economia e a interligação regional, assegurando o desenvolvimento social, planejamento eficaz e projetos de integração logística que atendam ao conjunto da população catarinense.

Com esta visão e em defesa do futuro comum das regiões e municípios, é imperioso assegurar o traçado originariamente estabelecido à construção da Ferrovia Leste-Oeste de Santa Catarina, este traçado assegurará a construção da vértice ferroviária "leste-oeste" passando pelo centro geodésico do Estado, integrando a diversidade econômica e fazendo justiça aos municípios do Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Planalto Central, Meio-Oeste e Oeste Catarinense.

Ao final do encontro será elaborado um documento com o apoio de todas as entidades presentes defendendo o traçado original da ferrovia leste-oeste.

(Fonte: Amauc)