Perdas com a estiagem chegam a R$ 11 milhões em Peritiba, segundo os dados da Administração Municipal

As perdas com a seca em Peritiba estão estimadas em R$ 11 milhões, segundo os novos dados apurados pela Administração Municipal em parceria com a Epagri. De acordo com o prefeito Paulo Deitos a situação tem se agravado nas últimas semanas devido a alta temperatura e consumo maior de água e perdas na produção de leite e silagem.

Peritiba decretou situação de emergência no começo do ano devido ao agravamento da crise hídrica e os problemas envolvendo a falta de água nas propriedades rurais. São mais de 250 mil litros de água sendo transportados todos os dias para atender diversas famílias afetadas com a estiagem.

Deitos ressalta que o calor mais intenso nas últimas semanas prejudicou ainda mais a situação. Ele explica que o consumo de água é maior e as pancadas isoladas de chuva amenizam momentaneamente o calor.

“É possível ver no interior perdas na produção de grãos como o milho e também queda de qualidade das pastagens. Com isso, o produtor precisa aumentar a alimentação alternativa aos animais tendo maior custo de produção”, explica.

Nesse momento, os produtores estão recebendo auxílio da Prefeitura de Peritiba com o transporte de água. “A situação é grave e a preocupação aumenta muito diante do cenário previsto de pouca chuva nas próximas semanas e temperaturas altas”, lembra.