Peritiba é destaque mais uma vez no Ranking dos Indicadores do Programa Previne Brasil, agora no primeiro quadrimestre de 2022O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019.

O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

Um dos componentes que fazem parte da transferência mensal aos municípios é o pagamento por desempenho. Para definição do valor a ser transferido neste componente, serão considerados os resultados alcançados em um conjunto de indicadores que serão monitorados e avaliados no trabalho das equipes (eSF/eAP).

A Secretaria de Saúde vem trabalhando na melhoria dos indicadores desde o início do ano de 2021, e a evolução vem sendo muito boa, tendo como notas nos últimos quadrimestres:

2,64 (2020 – Q2)
1,97 (2020 – Q3)
5,8 (2021 – Q1)
8,21 (2021 – Q2)
9,06 (2021 – Q3)

E agora no primeiro quadrimestre de 2022 alcançou a nota de 9,53 ficando na sexta colocação a nível estadual. O objetivo da equipe é alcançar a nota máxima na avaliação dos indicadores até o final de 2022.