Programa de atenção à saúde bucal na escola atende estudantes de Peritiba

A Prefeitura de Peritiba, através da Secretaria Municipal de Saúde, retomou no mês de março, através da cirurgiã-dentista Valéria Scalon um programa de saúde bucal no Centro Educacional professor José Arlindo Winter (CEPJAW). Serão várias atividades desenvolvidas no decorrer do ano. A primeira foi a avaliação das condições bucal dos estudantes.

Os objetivos desta avaliação são de conhecer a situação de saúde bucal das crianças de nossa cidade; criar e alimentar uma base de dados atualizada, anualmente; planejar atividades de prevenção e verificar a necessidade de tratamentos odontológicos.

A avaliação também será utilizada para compor os índices CPO-D e CEO-D (em determinadas idades, aos 5 e aos 12 anos), baseando-se no Projeto SB Brasil – condições da saúde bucal da população brasileira.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), utiliza o índice CPO-D (dentição permanente) e o CEO-D (dentição decídua), para avaliar a prevalência da cárie dentária em diversos países. A sigla CPO tem origem nas palavras “cariados”, “perdidos” e “obturados” (hoje denominados como restaurados), e o D indica que a unidade de medida é o dente. Portanto expressa a soma dos dentes cariados, perdidos e obturados (restaurados).

Dando continuidade a atividade de avaliação da situação de saúde bucal para compor o índice acima citado, foram avaliados pela Cirurgiã-Dentista, os alunos de 12 anos da Escola Estadual Irma Anunciata Sperandio. Pois a idade de 12 anos é referência internacional para o cálculo do índice por ser a idade em que a dentição permanente está praticamente completa.

Tendo como resultados CPO-D/CEO-D aos 12 anos de 0,24 (o que indica uma prevalência muito baixa de cárie dentária), sendo que 28,57% deste valor é representado por lesão de cárie ativa no momento e CEO-D aos 5 anos de 1,3 (indicando uma prevalência baixa de cárie dentária), sendo 71,42% de cárie ativa no momento.

As próximas atividades programadas para todo o ano letivo na escola CEPJAW, são as escovações supervisionadas que já estão acontecendo de forma quinzenal, e palestras relacionadas ao tema em datas a serem planejadas com os professores. A expectativa é que possamos, após mensuração da situação de saúde bucal, incentivarmos os bons hábitos de saúde bucal através das atividades preventivas citadas acima, orientarmos os pais ou responsáveis quanto a necessidade de tratamento odontológico, sendo que os tratamentos são ofertados através da Secretaria de Saúde na Unidade de Saúde Gilberto Luiz Dallegrave, dessa maneira melhorando e mantendo a qualidade de vida de cada criança.