Saúde faz ação de orientação contra a Dengue em escola de Peritiba

A Prefeitura de Peritiba, através da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou a orientação da população com relação a dengue com palestra desenvolvida aos estudantes do ensino fundamental da Escola Professor José Arlindo Winter.

O agente de endemias Thiago Berna desenvolveu a atividade de orientação com uma palestra visando a prevenção e combate a dengue no Município.

A dengue é uma infecção viral que pode levar a morte e é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti que também é o transmissor da zika, chikungunya e febre amarela.

A secretária Municipal de Saúde de Peritiba, Juliana Thomaz, informa que os esforços estão voltados a redução dos criadouros do mosquito e a transmissão de maneira preventiva. Nesse período de frio os casos reduziram sensivelmente, porém no verão a preocupação aumenta devido ao calor e a reprodução.

No verão, após a chuva e com o calor, os ovos colocados pelo mosquito transmissor há meses podem eclodir. Dessa forma, dar origem a milhares de mosquitos transmissores. O acúmulo de água também acaba servindo de novos criadouros durante o período mais quente do ano.

“A recomendação recorrente e sempre válida é tirar todos os recipientes que possam acumular água. Se forem locais que não podem ser descartados, basta ser devidamente vedado ou tratado”, reitera Juliana.

Na região, várias cidades são consideradas infestadas pelo mosquito transmissor e, por isso, o alerta é necessário e importante.

“Queremos que toda a população se conscientize que devido já termos tido casos no município. As chances de termos um número grande de casos com o início do verão é bem preocupante e só pode ser prevenida com o eliminação dos criadouros, alerta a secretária.

WhatsApp-Image-022-08-10-at-20.45.30-2