Educação de Peritiba implanta sistema de sinal sonoro para alunos com autismo

O Centro Educacional Professor José Arlindo Winter (CEPJAW) implantou nos últimos dias um sistema de sinal sonoro musical para marcar os horários de lanche, início, troca e finalização das aulas. A iniciativa foi prontamente atendida pela Administração Municipal, em resposta a um pedido da Secretaria de Educação.

O investimento foi realizado considerando a necessidade de adequação para alunos com autismo, visando proporcionar um ambiente mais inclusivo e acolhedor.

Os novos sinais sonoros foram escolhidos por sua suavidade e agradabilidade, com um volume que não gera incômodos sensoriais aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa medida antecipa uma tendência que está em debate em nível nacional, com um Projeto de Lei em tramitação que, se aprovado, tornará obrigatória a adoção desse tipo de sinalização em todas as escolas do país.

A implementação desses sinais musicais representa uma mudança simples, mas de grande impacto, visando proporcionar um ambiente escolar mais inclusivo e acessível, onde todos os alunos possam desfrutar de uma experiência de aprendizado positiva, livre de quaisquer incômodos ou dificuldades adicionais.

A secretária Municipal de Educação, Luciana Nilson, também reiterou que a ideia é fortalecer ainda mais esse processo de inclusão com a implantação de processos que possam ajudar qualquer crianças com necessidades especiais.