“Fazer bagunça” é aprender: Alunos do CEIMP de Peritiba se divertem na lama

Dando continuidade às atividades das Oficinas de Movimento, Construção de Jogos, Brincadeiras, Cinema na Escola, Sensações, História, Modelagem, Culinária, Música e Dança programadas para dezembro, o Centro de Educação Infantil Mateus Petter – CEIMP, promoveu na terça-feira (04/12), mais um dia especial.  

O dia voltado a brincadeiras na terra e com barro possibilitou aos alunos um momento diferente, repleto de novas percepções e alegria. Segundo a professora Paula Deitos todas as crianças gostaram de brincar e se sujar.  “Há experiências que todas as crianças precisam passar antes de se tornarem jovens. Algumas nunca tinham brincado com lama, outras não queriam mais sair da brincadeira”, comenta. 

Ainda de acordo com ela os tempos mudaram, as crianças parecem não terem mais tempo para o contato com a natureza. “Poucas são as crianças que brincam ainda ao ar livre. Com o surgimento das tecnologias as brincadeiras de pega-pega, com cordas e as cantigas de roda tornaram-se ultrapassadas. Precisamos resgatar essas culturas. Somente com essas atividades as crianças poderão vivenciar a plenitude da sua infância”, destaca.  

Criatividade foi o que não faltou para os pequenos. Na areia a imaginação ganhou força e no barro a alegria era visível. Durante o dia as crianças também realizaram um passeio em um sítio próximo da cidade para observar a natureza, o riacho e os animais. 

Segundo os professores e equipe pedagógica as atividades possibilitaram aos alunos novas sensações, além de integrá-los de forma divertida. Para a professora Sandra Cagnini “despertar o interesse para brincadeiras ao ar livre estimula os pequenos alunos a desenvolverem a coordenação motora e a concentração. Brincar e “fazer bagunça” é importante para o crescimento social e emocional das crianças”, afirma. 

Para a secretária de Educação, Nádia Auler Hassemer, antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje, e por isso tinham que usar mais a criatividade. “Os avanços da modernidade trouxeram brinquedos que não exigem tanto empenho e criatividade, pois elas encontram tudo pronto e isso dificulta tanto no aprendizado como no desenvolvimento motor das crianças. Promover essas atividades é contribuir para o enriquecimento evolutivo destes pequenos”, enfatiza. 

Reportagem / Jornalista: Fabiana Passarin – Fonte: News Comunicação Organizacional