Peritiba é destaque no Ranking dos Indicadores do Programa Previne Brasil no terceiro quadrimestre de 2021.

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

Um dos componentes que fazem parte da transferência mensal aos municípios é o pagamento por desempenho. Para definição do valor a ser transferido neste componente, serão considerados os resultados alcançados em um conjunto de indicadores que serão monitorados e avaliados no trabalho das equipes (eSF/eAP).

A Secretaria de Saúde vem trabalhando na melhoria dos indicadores desde o início do ano de 2021, e a evolução vem sendo muito boa, tendo como notas nos últimos quadrimestres 2,64 (2020 – Q2), 1,97 (2020 – Q3), 5,8 (2021 – Q1), 8,21 (2021 – Q2) e 9,06 (2921 – Q3).

Peritiba é o Município com o melhor desempenho na Amauc e passou da 38° para 27° colocação no Estado nessa última avaliação.