Peritiba decreta situação de emergência devido a falta de chuva regular

O prefeito de Peritiba, Paulo Deitos, decretou Situação de Emergência devido a falta de chuva que afeta a região nas últimas semanas. De acordo com os levantamentos apontadas pela Epagri, as perdas somente na produção de milho chegam a R$ 10 milhões.

Os levantamentos indicam perdas de 20% na produção devido a falta de chuva regulares para dar umidade ao solo.

Peritiba, também está realizando dezenas de transportes de água diariamente para atender propriedades rurais que enfrentam desabastecimento. O problema é que as fontes naturais estão secando, obrigando os produtores a pedir auxílio para a Prefeitura Municipal.

Deitos afirma que todas as regiões do interior estão com problemas de desabastecimento, sobretudo aquelas propriedades que tem grande concentração de animais (aves e suínos).

“Estamos trabalhando para garantir que o produtor possa ter água potável e também para o abastecimento nos aviários e chiqueiros. Um caminhão pipa está trabalhando com o transporte, mas a tendência é de que na próxima semana mais um seja necessário”, explica.

Com a falta de chuva regular na região e o calor mais intenso o consumo de água também aumenta. Por isso, se projeta que na próxima semana a demanda deva aumentar obrigando a prefeitura a colocar mais um caminhão para o transporte de água.