Campanha da Prefeitura de Peritiba faz recolhimentos de pneus para descarte correto

O município de Peritiba promoveu nos últimos dias a campanha “Penso, Logo Destino”, que teve como objetivo recolher pneus para o descarte correto, evitando riscos ambientais e de saúde pública.

A ação contou com a parceria da Secretaria de Saúde e o setor de Obras, coordenado pelo agente de endemias, Jeferson de Castro.

A campanha foi dividida em duas etapas, abrangendo tanto a zona rural quanto a área urbana do município. Na primeira fase, realizada de 6 a 10 de março, as equipes percorreram as áreas rurais, juntamente com a coleta de materiais reciclados já existentes, recolhendo cerca de 250 pneus.

Já na segunda etapa, que ocorreu de 10 a 14 de abril, o ponto de coleta foi estabelecido na garagem da Prefeitura de Peritiba, permitindo que os moradores da área urbana pudessem descartar os pneus de forma adequada.

Essa iniciativa faz parte do projeto “Penso, Logo Destino”, que tem como propósito conscientizar a população sobre a importância do descarte de resíduos tóxicos, para a preservação do meio ambiente e a prevenção de doenças relacionadas ao acúmulo de materiais inservíveis.

Conforme a secretária Municipal de Saúde, Juliana Thomaz, o projeto não teve nenhum custo, uma vez que foi estabelecida uma parceria com o Estado e o Instituto do Meio Ambiente (IMA).

O recolhimento dos pneus foi realizado pela empresa Xibiu Pneus, sediada em Araucária, no Paraná. Posteriormente, as carcaças foram destinadas à empresa Votorantim, onde são devidamente incineradas.

No entendimento da secretária, a campanha “Penso, Logo Destino” representa um passo importante para a conscientização da população sobre a destinação correta dos pneus e outros itens, bem como para a preservação do meio ambiente e promoção da saúde pública.